Na Nova Geração, Ninguém é Insubstituível.
Que durante as sete temporadas, três personagens relevantes à série, foram substituídos por decisão mais dos respectivos atores do que dos produtores da série?
Quando se monta um elenco para uma série, o objetivo é que,
teoricamente, esse elenco seja utilizado enquanto a série ficar no ar. Se não
for para um efeito dramático muito sério, dificilmente um personagem sai da
série durante sua exibição. Não foi o que aconteceu com a tripulação da USS
Enterprise D, durante a sete temporadas de Jornada nas Estrelas – A Nova
Geração, lançada em setembro de 1987.
Desde os primeiros dias de gravação, havia um certo clima de que nem todos os principais tripulantes da nave, poderiam chegar ao final da primeira temporada. A atriz Denise Crosby foi a primeira quem pediu para sair da série. Interpretando a oficial de segurança Tasha Yar, Denise achava que sua personagem não seria relevante para a série, pedindo para os produtores Gene Roddenberry e Rick Berman, para deixar A Nova Geração. No episódio A Essência do Mal, Tasha é atacada por um alienígena e morre longo nos créditos de abertura.
Episódio A Essência do Mal - Primeira Temporada
Quem também não estava muito contente com o andamento de seu trabalho na série foi a atriz Gates McFadden, que fazia a Dra. Beverly Crusher. Frustrada pela falta de um conteúdo melhor para Berverly estar presente na série, como aconteceu com o Dr. McCoy, Gates pediu para ser liberada de seu contrato. Na segunda temporada, quem não aguentou a pressão, foi a atriz Diana Muldaur, que fazia a Dra. Kate Pulaski. Muldaur havia trabalhado na Série Clássica, e não via a série como um trabalho regular e profissional.
Gates McFadden como Dra. Crusher
Diana Muldaur como a Dra. Pulaski
Para resolver o problema, Rick Berman foi pessoalmente pedir para Gates voltar a partir da terceira temporada. Aliás, na família da Dra. Crusher, seu filho Wesley (Wil Wheaton), também saiu da série a partir do quarto ano. Ele abandona a ponte de comando da Enterprise, onde era navegador, para entrar na Academia da Frota. Ele só retornaria para um episódio da sétima temporada, onde reencontra o Viajante do Tempo, responsável por descobrir na primeira temporada, que Wesley era uma criança excepcional.
Denise Crosby também retornaria à Nova Geração, no episódio Elo Perdido, da terceira temporada, e posteriormente em outros episódios como uma nova personagem. Sim, se arrependimento matasse...