Jornada nas Estrelas – A Nova Geração

Conheça Jornada na Estrelas – A Série Clássica, a primeira série inspirada em Jornada nas Estrelas – A Série Clássica, com sete temporadas que podem ser vistas pela Netflix.

publicado em 02/01/2017 14:44:00

Quando a Paramount convenceu Gene Roddenberry que era hora de criar uma nova série baseada em Jornadas nas Estrelas, seriado que ele criou em 1966, Gene só abraçou a nova produção por que ela não seria exibida numa rede americana. Não ter que competir com alucinada audiência da Tv Aberta nos Estados Unidos, responsável pelo cancelamento da Série Clássica em 1969, poderia viabilizar o projeto já que a ideia era vender a série para as emissoras independentes americanas (sindication).

E foi o que aconteceu. Gene assumiu a produção executiva de Jornada nas Estrelas – A Nova Geração, que mostrava uma nova tripulação da quarta versão da USS Enterprise, cem anos depois de Kirk, Spock, McCoy, Uhura, Checov e Scott. Aliás, no episódio piloto da série, há uma participação especial da Série Clássica memorável. Aqui no Brasil, ela chegou primeiro através da CIC Video, que lançou a primeira temporada em VHS, sendo depois exibida pela Rede Manchete, Rede Record e posteriormente pelo canal USA Network, hoje Canal Universal.


Jornada nas Estrelas – A Nova Geração estabeleceu um novo patamar para séries de ficção, conseguindo ser campeã de audiência em mais de cem emissoras de TV nos Estados Unidos. Trouxe dentro de sua dramaturgia os arcos de histórias, com personagens recorrentes em vários episódios, como os Borgs, os vilões cibernéticos criados para ser os poderosos inimigos da Federação Unida de Planetas.


Além disso, A Nova Geração estabeleceu os episódios duplos que terminavam numa situação difícil no final da temporada, e que só seria resolvida na temporada seguinte. A expectativa da conclusão do episódio gerava uma audiência eficiente para a série, assim como vem acontecendo com séries modernas como Game of Thrones e The Walking Dead.  


O mais interessante é que agora, é possível ver todas as sete temporadas e o episódio que gerou o primeiro spin off, Jornada nas Estrelas – DS9 - A Nova Missão, em alta definição pela Netflix. Depois que a Série Clássica ganhou um novo visual para ser lançada em Alta Definição, a Paramount fez o mesmo trabalho com A Nova Geração. Na Netflix, a versão que está disponível dos sete anos de produção, é a Alta Definição que foi lançada em blu-ray nos EUA.

Desde que foi anunciada a parceria entre a Netflix e a Rede CBS para a exibição através desse serviço streaming da nova produção Star Trek – Discovery, os fãs foram presenteados com todas as séries de Jornada nas Estrelas pelo canal mundial de televisão. Além de Jornada nas Estrelas – A Série Clássica, podem ser vistas A Nova Geração, DS9, Jornada nas Estrelas Voyager, A Série Animada, e finalmente Jornada nas Estrelas – Enterprise, que narra o começo da exploração da Frota Estelar e antes do surgimento da Federação Unida de Planetas.

© Copyright BestTV 2024