O Nevoeiro
Série adaptada do conto de Stephen King, mostra uma pequena cidade que é “invadida” por uma estranha névoa que inexplicavelmente está levando sua população à loucura.
Adaptar os livros e contos de Stephen King tem sido o
objetivo de produtores de cinema e de televisão desde que Carrie – A Estranha
ganhou projeção nos anos 70. E de lá pra cá, não faltou boas idéias para o
cinema como O Iluminado (1980), a minissérie A Dança da Morte (1994) e da série
Under the Dome (2013), recententemente exibida pelo canal TNT Séries.
Enquanto o cinema recebe em setembro a adaptação de It – Uma Obra-Prima do Medo, também conhecida como A Coisa, os fãs da obra desse prolífico escritor tem na Netflix, o lugar para ver a mais recente adaptação de seu trabalho, O Nevoeiro, um conto publicado em 1985, na coletânea Tripulação de Esqueletos. A história mostra uma estranha névoa habitada por violentos monstros, que invade uma cidade da costa do Maine, cenário típico dos livros de King. Um grupo de pessoas tenta sobreviver a tudo isso, sem ter a mínima idéia de quem ou o quê está causando esse assustador fenômeno.
Em 2007, o diretor Frank Darabont fez a primeira adaptação desse conto para o cinema, mas foi um fiasco de bilheteria por que ele alterou o final aberto da obra, colocando uma tragédia sem precedentes e de extermo mau gosto para concluir a situação. Melhor sorte teve a adaptação que está disponível na Netflix, com dez episódios que vão revelando aos poucos a tragédia dos habitantes da cidade.
Sorte por que o responsável pela série é o dinamarquês,
Christian Torpe. Em seu país, ele fez uma divertida série sobre uma professora
bem aloprada chamada Rita, exibida pelo canal Film & Arts. Ele dissecou o
conto, criando vários ambientes com grupos diferentes enfrentando a névoa, além
do supermercado, agora transformado num shopping center. Há o grupo que está na
delegacia de polícia e outro que se abriga numa igreja, onde aliás, sairá um
outro lado da trama.
Torpe mostra que a neblida pode ter sido causada por algum acidente envolvendo os militares americanos, mas isso deve ficar para a segunda temporada. O elenco é praticamente desconhecido, a exceção de Frances Conroy (À Sete Palmos) e Alissa Sutherland (Vikings) que fazem dois papeis bem fortes. Mas o clima de tensão e desespero da série, garante a atenção do publico do começo ao fim, mesmo quando ninguém enxerga nada do que está acontecendo.
O Nevoeiro está disponível na Netflix.