Black Mirror
A antologia de ficção e suspense criada por Charlie Brooker, roteirista e apresentador de vários programas humorístico, é programa obrigatório para quem gosta de criatividade e inteligência.
Fazer uma antologia de ficção científica, com histórias que
batem de frente com o mundo moderno e as consequências da má utilização da
tecnologia, é o resultado da mente criativa do roteirista inglês Charlie
Brooker. Ele é o responsável por Black Mirror, literalmente Espelho Negro, uma
analogia a todos os aparelhos eletrônicos que fazem parte de nossas vidas como
o smartfone, a smartv e o monitor do computador.
Cada uma das sete histórias das duas primeiras temporadas faz questão de mostrar essa complicada relação entre humanidade e tecnologia, que muitas vezes, testa sua sanidade ao extremo. Esse é um dos motivos que a série tem feito sucesso em todos os lugares onde ela é exibida. O episódio especial de natal, com a participação de Jon Hamm, de Mad Men, alcançou altos índices de audiência no Channel 4 inglês.
Black Mirror tem inspiração em várias outras antologias de ficção e suspense como Além da Imaginação, Quinta Dimensão e Enigma, clássicos das décadas de 50 e 60. São histórias onde as relações humanas dependem de um avanço da tecnologia a ponto da própria tecnologia ser um personagem atuante no episódio.
Todas as duas primeiras temporadas e o especial de Natal estão disponíveis pela Netflix, que irá disponibilizar os seis primeiros episódios da terceira temporada no próximo dia 21 de outubro. Segundo os produtores, essa temporada terá doze episódios.