Deadwood
Série que mostra o verdadeiro Oeste Selvagem está fora do ar desde 2006, quando foi exibida pela HBO, merece uma segunda chance para o público conhecer essa vigorosa produção.
Esqueça John Wayne, Randolph Scott e Tim Colt, astros do
faroeste e seus proeminentes diretores como John Ford, Howard Hawks e John
Sturges. Para conhecer o que foi comum chamar de Oeste Selvagem é necessário
assistir a série Deadwood, criado por David Milch em 2004 e exibida
inicialmente pela HBO. A série apresentava a cidade de Deadwood, no estado de
Dakota do Sul, onde ser a lei e a ordem passou longe.
A série apresentava o ex-xerife Seth Bullock (Timothy Ollyphant, de Justified) que chega à Deadwood junto com seu sócio (John Hawkes, de Lost), para montar uma loja de ferragens, uma vez que a cidade está crescendo ao lado da mineração de ouro. A cidade não tem prefeito ou xerife, mas é quase dominado pelo dono do principal bar e bordel, o violento e ardiloso Al Swearengen (Ian McShane, de Game of Thrones). É claro que essas duas figuras vão se estranhar mas, curiosamente, acabam formando uma estranha aliança pelo bem da cidade.
Deadwood foi inspirada na verdeira cidade que lutou para se constituir num município do estado durante o final do século 19. Entre seus personagens verdadeiros estão Wild Bill Hickock, interpretado por Keith Carradine (Dexter), e sua parceira Jane Calamidade, feita por Robin Weigert, que fez um trabalho de expressão corporal e de voz que a deixaram perto do que foi a verdadeira lenda do Oeste. Robin esteve em Lost, Chicaco PD e na série cancelada, Damien.
Indicada ao EMMY de Melhor Drama e vencedora do Globo de Melhor Ator para McShane, Deadwood tem um roteiro primoroso com personagens beirando o texto de Shakespeare. Um estilo que Milch levou para outras séries como O Estranho de Cincinatti e Luck, ambos produzidos e exibidos pela HBO. Vale a pena conferir.