Streaming Versus Pirataria

Enquanto os canais streamings disputam a atenção do consumidor brasileiro, centenas de canais piratas navegam tranquilamente na ilegalidade fornecendo para os incautos, conteúdos similares, mas de qua

publicado por Gus Archer em 28/11/2021 08:37:00

Streaming Versus Pirataria

 

Enquanto os canais streamings disputam a atenção do consumidor brasileiro, centenas de canais piratas navegam tranquilamente na ilegalidade fornecendo para os incautos, conteúdos similares, mas de qualidade duvidosa.

 

A pirataria audiovisual é mais antiga do que se pode imaginar. Ela começou quando inventaram o videocassete doméstico, a versão amadora do mesmo equipamento que já circulava no final dos anos 70 nas emissoras de TV do mundo inteiro. Com ele, você poderia gravar um programa na TV para assistir em outro horário. E servia para ver filmes lançados especialmente no formato de fita VHS, o que trouxe efetivamente o cinema para dentro de casa. Por que pagar 19 dólares por uma fita com um filme original, se na esquina de casa era possível comprar o mesmo filme, com uma qualidade duvidosa, mas por um preço mais baixo?

Esse tipo de pirataria ficou mais forte com a chegada do DVD, uma vez que a mídia física era de fácil acesso, assim como os gravadores de DVDs. Com o blu-ray, que segundo seus inventores e fabricantes, tinham códigos de segurança que impedia sua cópia ilegal. A ingenuidade dessa afirmação nunca levou em consideração a capacidade de um criminoso de chegar até onde ele quer para faturar um dinheiro de sangue. E o que diria do digital?

 

Se você quiser assistir a um seriado que está sendo exibido por emissoras americanas e ainda continua inédito no Brasil, por sua conta e risco, você pode digitar no Google o seriado que essa ferramenta de busca lhe dá centenas, isso mesmo, centenas de opções em sites ilegais para você conseguir assistir o conteúdo que está buscando. Sim, esse é o novo tipo de pirataria que cresceu muito com a internet, deixando de ser algo para ser baixado ilegalmente por torrente, para assistir ilegalmente online.

 

É claro que a pirataria começou e ainda atua muito forte com os conteúdos do cinema. Numa recente pesquisa da MUSO, uma empresa britânica que monitora a atividade pirata pela internet, o recente filme do agente 007 e os primeiros episódios de A Roda do Tempo, que estreou recentemente pela Amazon Prime, estão na lista dos conteúdos mais pirateados dos últimos tempos na internet. O importante é que o trabalho da MUSO está se tornando uma excelente fonte de informações para os grandes estúdios em relação às obras pirateadas.

 

Hoje, a tecnologia digital permite criarem canais com filmes e séries, totalmente ilegais: são os arquivos mais compartilhados entre redes peer-to-peer de pirataria. O número real de visualizações para quantas vezes um filme foi assistido em um site de streaming ilegal é uma forma totalmente diferente de medição. Mesmo com todo o tipo de estratégia para lançar um filme, ele acaba muito rapidamente na teia da aranha da pirataria internacional. Foi o tempo em que comprava uma cópia em VHS ou DVD de baixa qualidade dos lançamentos atuais no cinema, feitos com uma câmera de mão, dentro de um cinema qualquer. A pirataria de hoje é imediata, fornecendo cópias limpas, disponíveis em vários idiomas diferentes ao mesmo tempo, com qualidade sofisticada em 2k ou 4k.

Pesquisas realizadas junto aos estúdios, dão conta que muito desse conteúdo é roubado diretamente nos canais streamings, através de contas invadidas. Se aqui no Brasil, criminosos conseguem entrar na conta de whatsup de uma pessoa e aplicam diversos tipo de golpe, por que não seria fácil para eles entrarem em contas dos canais streamings. Há também a colaboração do próprio usuário, que paga aos sites piratas para ter acesso ao seu objeto der consumo.

A pandemia também foi um fator em “favor” dos piratas. Com os cinemas fechados em certas partes do mundo, fãs mais ansiosos para ver as recentes produções da Disney Viúva Negra,  Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis e Os Eternos, recorreram sem a menor vergonha a sites piratas para assistir esses filmes. 007 – Sem Tempo para Morrer está fechando seu ciclo nos cinemas com um faturamento mundial de quase 750 milhões de dólares, e está como o filme mais pirateado quando começou sua carreira oficial no vídeo-on-deman, local para se conseguir uma cópia limpa e de alta qualidade.

A Netflix informou que Alerta Vermelho foi seu filme mais assistido entre 8 a 14 de novembro, transmitido por 148,7 milhões de horas. No entanto, o filme ficou em terceiro lugar na semana passada entre os principais filmes torrent. Por mais tecnologia que existe por traz da digitalização e compressão de dados que os canais streamings tenham, os piratas ainda tem a vantagem de conseguir esse conteúdo. Isso também significa que também não adianta lançar um filme simultâneo com o canal streaming, por que ainda não se tem a ferramenta adequata para evitar a pirataria.

O trabalho que a MUSO vem fazendo é um passo importante para se analisar a incidência da pirataria digital. É claro que um fator mais do que importante é o custo dos canais streamings. Quanto mais forem acessíveis financeiramente, o consumidor comum pode ser levado para a legalidade, mesmo sabendo que a malandragem que ajuda esses sites não tem classe social.

Tags :

© Copyright BestTV 2024