As Ousadias de Você

Chega à Netflix a segunda temporada do suspense psicológico Você!

publicado por PAULO GUSTAVO PEREIRA em 03/01/2020 15:55:00

A tradução da palavra stalker é uma das mais complicadas para tradutores de filmes e séries de TV. Por que não existe uma definição direta e no melhor dos casos, perseguidor ou perseguidora, seria o mais correto, ainda que não define a psicologia do ato de perseguir, como em inglês. Nada melhor para entender o conceito de stalker assistindo a série,  Você (You), que chegou a uma segunda temporada tão criativa e assustadora como a primeira.

A série é baseada no best seller de Caroline Kepnes, You, adaptado inicialmente para o canal Lifetime americano e licenciado o resto do mundo pela Warner Horizon Television, produtora do seriado. Kepnes conta inicialmente a história de Joe Goldberg, gerente de uma livraria de Nova York, que fica impressionado com a jovem escritora Guinevere Beck que entra na loja. Em sua mente, Joe começa a imaginar o que estaria disposto a fazer para conhecer melhor Guinevere a ponto dos dois se apaixonarem? A resposta é simples: tudo.

E aí que a série começa a ficar mais interessante, por mostrar os pensamentos de Joe e seus planos para conhecer melhor Guinevere. Narrada em primeira pessoa, o publico vai percebendo que não está na mente de um jovem apaixonado, mas numa psicopata de primeira linha, que fará de tudo para saber detalhes da garota e assim, montar melhor seu plano de perseguição.

Mas o que acontece na primeira temporada é uma sucessão de viradas na história, especialmente quando as pisadas na bola de Joe levam a então escritora apaixonada pela garota da livraria a questionar o quando de verdade existe naquela paixão. Principalmente quando ela descobre fatos bizarros sobre outro relacionamento que Joe teve no passado, com Candace Stone, dada como desaparecida e provavelmente morta pelo próprio rapaz.

A série, contudo, vai mais além em sua segunda temporada, quando Candance aparece na livraria de Joe, obrigando o rapaz a fugir para Los Angeles. Lá, ele tenta recomeçar do zero, trabalhando num mercado de produtos naturais, onde conhece os irmãos Love e Forty Quinn, donos do lugar. Love está se recuperando a perda do marido, tentando criar uma amizade com o novo funcionário. Enquanto Forty, um cineasta frustrado, tenta sair do buraco emocional que vive desde que perdeu a babá no passado. Bom, ele tinha 13 anos e a babá 20, mas essa história fica melhor dentro da série. Joe, por sua vez, tenta não se envolver com Love, mas a garota está se aproximando do limite de segurança. E tudo fica pior quando Candance também aparece em Los Angeles. 

O bom dessa segunda temporada é que alguns flashbacks explicam vários momentos importantes dos personagens da história. Desde a relação complicada com Candance, até  a relação mais complicada ainda com a vizinha Dellilah, que Joe pretende ajudar a curar uma cicatriz do passado criada por um amigo de Forty. E para piorar, as revelações sobre as intenções de alguns personagens deixam a história mais tensa e com reviravoltas de tontear o espectador.

O elenco não deixa a bola cair em nenhum momento: o sedutor e psicopata Joe é interpretado por Penn Badgley, que esteve em Gossip Girl; Ambyr Childers faz uma Candace tão obcecada por Joe como ele por ela; a inicialmente frágil Love, é feita por Victoria Pedretti que esteve em Era uma Vez em Hollywood; James Scully é projeto de cineasta Forty, que trabalhou na série Quantico; e finalmente Dellilah que é interpretada por Carmela  Zumbado, de Crazy Ex-Girlfriend. Todos eles conduzidos pelos criadores da série Greg Berlanti (Batwoman) e Sarah Gamble (Supernatural).

As duas temporadas iniciais de Você estão disponíveis na Netflix. Se vai ter uma terceira? Do jeito que terminou o segundo ano da série, se não tiver, o público vai perseguir o canal streaming.

Tags :

© Copyright BestTV 2020