In Memoriam – René Auberjenois (1940 – 2019)

Interpretando o comissário Odo em DS9, o grande ator René Auberjonois deixou sua marca no cinema e na televisão...+

publicado por PAULO GUSTAVO PEREIRA em 10/12/2019 06:06:00

In Memoriam – René Auberjenois (1940 – 2019)

Ele esteve no Brasil no ano passado, quando se apresentou aos fãs de Jornada nas Estrelas, durante a StarCon, evento organizado pela Nova Frota. Mas para os fãs brasileiros, René Auberjonois será sempre lembrado como o Comissário Odo, o transmorfo alienígena da série Jornada nas Estrelas – Deep Space. Hoje, os trekkers brasileiros perderam um de seus ídolos.

René Murat Auberjonois nasceu em Nova York, desdente de suíços que se mudaram de Paris para os Estados Unidos, após o término da Segunda Guerra Mundial. Desde cedo, ele começou a demonstrar interesse pelas artes cênicas. A família se mudou para a Colônia de Artistas ao norte de Nova York. Lá ele conheceu gente de teatro como Helen Hayes, Burgess Mereedith e John Houseman, que aliás, deu o primeiro emprego para René, num teatro em Stratford, em Connecticut. Teve aulas com Houseman na famosa Juilliard e entrou no Carnegie-Mellon University, e fez diversos outros cursos, incluindo Conservatório de Teatro Americano, em São Francisco. Em 1969, estreou seu primeiro grande papel ao lado da veterana Katherine Hepburn, o musical Coco, pelo qual ganhou o Tony.


MASH


Foi com Robert Altman que René começou sua carreira profissional no cinema, ao interpretar o padre Mulcalhy, em M.A.S.H.(1970), seguido de Voar é com Os Pássaros (1970) e Onde os Homens são Homens (1971). Fez ao lado de Geroge C. Scott, O Dirigível Hindemburg (1975) e no ano seguinte esteve na comédia As Incríveis Peripécias do Ônibus Atômico.


Poderoso Benson


Mesmo com uma carreira promissora no cinema, René trabalhou em várias séries como Mod Squad (1971), O Casal McMillan (1971), Galeria do Terror (1972), Harry O (1975), A Mulher Biônica (1977), Arquivo Confidencial (1979) e A Mulher Maravilha (1979). No final da década de 70, entrou no elenco da comédia O Poderoso Benson (1980), onde ficou por sete temporadas e ganhou uma indicação na categoria de Ator Coadjuvante. Nessa mesma época, ele começou a emprestar sua voz para vários desenhos animados como Cavalo de Fogo e As Novas Aventuras de Johnny Quest, ambas de 1986.


A Pequena Sereia


Sua voz e o sotaque francês natural,o levou a fazer o chefe da cozinha em A Pequena Sereia (1989). O lado francês em sua família vem de sua mãe, Princesa Laure Louise Napoléone Eugénie Caroline Murat, descendente direto da família Bonaparte.

Muitos questionavam sobre por eu não seguir a carreira no cinema, onde participava de filmes importantes como Os Olhos de Laura Mars (1978), Walker (1987), Jornada nas Estrelas VI – A Terra Desconhecida, e O Patriota (2000). A resposta simples e direta de René era fazendo televisão, que tem horários específicos de trabalho, ele poderia ficar mais tempo com sua família.


Jornada nas Estrelas - Deep Space 9


Após Benson, o outro grande projeto que ele abraçou foi ser o chefe de segurança Odo, da série Jornada nas Estrelas – Deep Space 9 (1993), onde ficou por 7 temporadas. Mesmo usando uma maquiagem pesada, René dizia que as h oras que fica deitado na cadeira do maquiador, era o tempo que ele precisava para recuperar as energias para um novo dia de trabalho.

O final de DS9 o lançou aos mais diferentes projetos de animação, Os Thornberries, Liga da Justiça, A Pequena Sereia II, só para citar alguns. Participou de episódios de O Desafio, Stargate SG-01, Saving Grace, até ser chamado por David E. Kelly, para a nova série judicial Justiça sem Limites(2004), onde trabalhou ao lado de outro ícone de Jornada nas Estrelas, William Shatner. René conhecia David desde que fez uma participação especial em outra criação do produtor, O Desafio (1997). Um de seus mais recentes trabalhos foi na série Madam Secretary (2016).


Justiça sem Limites

O nome de René Auberjonois foi o primeiro pensado pelos organizadores da StarCon, como forma de retomar as atividades para os fãs brasileiros de Jornada nas Estrelas. A direção da Nova Frota, grupo que atualizou o primeiro grande fã-clube da franquia, Frota Estelar, fez o convite e ele aceitou de primeira.

Na StarCon 2018

Recepcionado pelos fãs da StarCon 2018, René Auberjonois ficou emocionado quando foi exibido um vídeo contendo momentos de sua carreira no cinema e na televisão. Junto com ele, estava Judith Helen Mahalyi, sua esposa com quem estava junto desde 1963.

Gentiu com as palavras conversou com os fãs brasileiros, prometendo voltar. Infelizmente uma promessa que ele não poderá cumprir, ao perder definitivamente a luta contra o câncer do pulmão. 



Tags :

© Copyright BestTV 2020