Apple TV… e a sedução dos assinantes

Uma pesquisa recente da empresa britânica Ampere Analysis traz uma revelação muito interessante e ao mesmo tempo complicada:

publicado por Gus Archer em 28/01/2020 07:28:00

A grande maioria dos 33 milhões de usuários de equipamentos da Apple nos Estados Unidos, não está pagando para usar os serviços de streaming da Apple TV Plus! Isso quer dizer que o novo canal que trouxe conteúdos premiados como The Morning Show, com Jennifer Aniston e Reese Witherspoon, não é o sucesso que vem sendo divulgado pela empresa de Steve Jobs?

Segundo dados da pesquisa revelados pelo Wall Street Journal, o número de assinantes da Apple TV Plus, cerca de 33,6 milhões de assinantes, seria maior do que o Hulu (estimado em 31,8 milhões) e do canal Disney Plus (23,2 milhões) no quarto trimestre. Mas esses dados ainda são estimativas iniciais e precoces, segundo a Ampere Analysis.

A verdade é que a Apple convocou seus usuários a aderirem ao novo canal quando ele foi lançado em novembro de 2019, oferecendo um ano gratuito do novo serviço. Por isso, a grande maioria dos usuários aferidos na pesquisa, que compraram e possuem algum dispositivo da Apple, tem acesso ao Plus, mas não necessariamente está acessando regularmente. O preço mensal do canal Apple TV Plus nos Estados Unidos é de US 4,99.

Sob o acordo da Apple, na compra de qualquer novo dispositivo para iPhone, iPad, Apple TV, Mac ou iPod touch, o consumidor terá 12 meses de acesso gratuito, desde que faça em até três após a ativação do produto. A dúvida, contudo, é saber quantos desses usuários vão decidir continuar a assinatura quando o serviço começar a ser cobrado mensalmente.

Ao mesmo tempo, a questão é que esse novo conteúdo criado para o novo serviço, será o suficiente para atrair e até manter novos inscritos, especialmente após o prazo da gratuidade acabar? A estimativa da Ampere é que ao final de 2020, o canal Apple TV Plus tenha trazido para o seu lado um total de 40 milhões de usuários do serviço. A Apple não comentou sobre essa estimativa da pesquisa.

São números atraentes e ao mesmo tempo, complicados, por que a empresa terá que manter a linha de investimentos em produções originais para se manter competitiva e conseguir uma fidelização mais efetiva. Hoje, os destaques na programação do Apple TVPlus são as séries originais For All Mankind, sobre a chegada na Lua pelo soviéticos; o drama sobres os bastidores de um programa de TV, The Morning Show, estrelado por Jennifer Aniston, Reese Witherspoon e Steve Carell;  o suspense Servo,do cultuado diretor M. Night Shyamalan; Clube do Livro de Oprah e a série documental de Kumail Nanjiani e Emily V. Gordon Little America.

É bom lembrar que também o canal Disney Plus fez um acordo operacional com a Verizon, uma das grandes operadoras de telecomunicação nos Estados Unidos, onde oferece um ano grátis do canal streaming do Camundongo Mickey, para quem tem planos ilimitados de acesso à internet e telefonia. Os analistas estimam que um terço da base de assinantes do Disney Plus veio da parceria com a Verizon.

Tags :

© Copyright BestTV 2020