A saga de Babylon 5 na HBO Max

Uma das grandes séries de ficção-científica dos anos 90 volta à telinha mostrando um cenário onde a diplomacia galáctica é mais complicada do que a do nosso planeta.

publicado por PAULO GUSTAVO em 15/06/2022 19:51:00

“Era o alvorecer da Terceira Era da Humanidade, dez anos após a Guerra Terra-Mimbari. O Projeto Babylon era um sonho que tomou forma. Seu objetivo: prevenir outra guerra, criando um lugar onde humanos e alienígenas poderiam resolver suas diferenças; É um porto de escala, o lar longe de casa para diplomatas, negociantes, empreendedores e viajantes. Humanos e Alienígenas em um carrossel de 2,5 mil toneladas de metal, sozinhos na noite, É um lugar perigoso mas é nossa ultima e melhor esperança de paz.

Esta é a história da última das estações Babylon. O ano é 2258. O Nome do lugar é Babylon 5!”

Com essa abertura, entrava no ar em janeiro de 1994 no Prime Time Enternaiment Network, também conhecido como PTEN, o primeiro episódio da série Babylon 5. A série, cujo piloto havia sido exibido um ano antes, era uma das principais produções para alimentar o novo canal, uma joint-venture entre a Warner Bros e a Cris-Craft Industries, numa programação composta da nova série Kung Fu, Pointman e Time Trax, todas produzidas pela Warner Bros Television.

Babylon 5 é uma criação de J. Michael Straczynski, roteirista que começou sua carreira escrevendo para série animadas como He-Man (1984) e She-Ra (1985), Os Caça-Fantasmas (1986). Passou a escrever para a série policial Jake & McCabe (1987) e Assassinato por Escrito (1991). Foi quando conseguiu apresentar sua ideia para a nova emissora de TV, a PTEN.

Segundo o próprio Straczynski, sua fonte de inspiração para criar Babylon 6 foi a premiada série Chumbo Grosso, de Steve Bochco lançada em 1981. Nela, não existia um personagem que conduzia a ação do episódio, mas vários personagens importantes que tinham histórias importante para contar.

Com essa dinâmica, o produtor colocou num canto distante da galáxia a estação Babylon 5, o último dos portos espaciais com quase oito quilometro de extensão, um território neutro para o universo. Lá, circulavam as mais diferentes raças alienígenas, convivendo com os humanos que ajudaram a criar essas estações.

E mais: cada temporada mostrava uma fase diferente da vida dentro de Babylon 5 e as repercussões externas. No primeiro ano, o comandante Jeffrey Sinclair (Michael O’Hare) lidava com casos envolvendo contrabando, antagonismo entre raças guerreiras e entidades místicas. É nessa temporada que é explicada como a Terra, em vias de perder a guerra contra os Mimbaris, uma raça muito mais poderosa que a terrestre, acabou aceitando a rendição de seus oponentes.

A partir da segunda temporada, J. Michael Straczynski assume o comando dos roteiros escrevendo 92 dos 110 episódios que durou a série. Sai o comandante Sinclair e entra o capitão John Sheridan, feito por Bruce Boxleitner, que vai ter um papel decisivo em vários momentos da história de B5.

A partir da segunda temporada, surge a guerra contra as Sombras, outra raça guerreira impiedosa, entra em cena a PsiCorp, uma unidade de humanos com capacidades psíquicas fora do normal, que estão do lado do presidente da Terra num golpe de estado. E finalmente o último ano da estação com alguns dos episódios memoráveis como A View from the Gallery, The Day of the Deads, e The Corps is Mother, The Corps is Father.

Todas as cinco temporadas de Babylon 5 estão disponíveis no canal HBO Max e com a novidade de que ela está totalmente dublada em português. Quando a série estava no Warner Channel, ela foi exibida apenas com legenda. O piloto foi lançada em 1993 em VHS pela Warner Home Video que, com a chegada do DVD, não lançou a série no formato digital.

Agora fãs poderão rever a série, que foi restaurada, mas seu formato original (4X3) foi mantido para evitar o que muitos estúdios vêm fazendo com séries feitas antes dos televisores entrarem no formato 16 X 9 (widescreen), de adaptar a imagem para o formato atual.  E entender por que o texto de abertura da série muda a cada nova temporada.

Tags :

© Copyright BestTV 2022