A nova campanha educacional da Sony Pictures HE
A divisão de Home Entertainment da Sony criou uma campanha educativa para o consumidor brasileiro conhecer as vantagens exclusiva de consumir filmes nas plataformas digitais.
Você sabe o que está disponível nos canais streaming e ondemand
que abastecem as casas brasileiras com filmes e séries o ano todo, em especial,
em tempos isolados por causa da pandemia? Essa dúvida está sendo respondida
pela Sony Pictures Home Entertainment através de uma campanha institucional com
vídeo exibidos pelos canais Sony, AXN e nas principais redes sociais, sobre o consumo
de filmes através de aluguel e compra digital.
A campanha começou em julho e fica no ar até dezembro, com objetivo de mostrar ao consumidor brasileiro, as vantagens e benefícios exclusivos da oferta de filmes para compra e aluguel nas plataformas digitais, que oferecem títulos recém-saídos do cinema, os quais não podem ser encontrados em serviços de assinatura e em nenhum outro canal de streaming. Além de uma enormidade de opções de gêneros e grandes sucessos, o consumidor paga somente pelo que desejar e assiste quando e como quiser, sem precisar fechar pacotes mensais.
Esta iniciativa deu-se após a pesquisa encomendada pela própria
Sony e realizada no primeiro semestre deste ano, que entrevistou cerca de 750
brasileiros, majoritariamente homens e mulheres maiores de 18 anos e baseados
em áreas urbanas. A pesquisa revelou pontos importantes como mais da
metade dos entrevistados acreditarem que precisam assinar algum provedor de
streaming para fazer aluguel e compra digital destes filmes, quando na
realidade o consumidor paga somente pelo o que desejar assistir, através das
plataformas digitais de sua preferência:
- pelas operadoras de TV, tais como NOW, Oi Play, SKY Play e
Vivo Play, todas focadas em aluguel;
- as lojas digitais, como Apple TV, Google Play, Looke,
Microsoft Filme & TV e UOL Play, Looke que praticam aluguel e venda -
dependendo da loja;
- os consoles de videogame como PlayStation Store e
Microsoft Filmes via Xbox, que também disponibilizam as opções para alugar ou
comprar.
Uma vez efetuada a escolha do aluguel do filme digital e
iniciada a exibição, estas plataformas concedem até 48 horas para ver e rever
quantas vezes quiser. Por outro lado, quando o consumidor compra o filme
digital terá acesso ao conteúdo indefinidamente. Estes são fatos ainda
desconhecidos dos consumidores de filmes digitais.
Veja mais detalhes da
pesquisa:
Segundo pesquisa, os consumidores se sentem confusos com o
número de provedores e a oferta de cada um deles
A pesquisa revelou que 65% dos consumidores acreditam que precisam assinar
algum provedor de streaming para fazer um aluguel ou a compra digital de um
filme(*), o que não coincide com a realidade, pois nessa modalidade o
consumidor vai pagar somente por aquilo que quiser assistir. A maioria confunde
serviços de assinatura de conteúdo, como Netflix e Amazon Prime, e OTT’s de
canais de TV, como Fox Premium e Paramount+, em que é cobrada uma assinatura
mensal e não há oferta dos lançamentos que acabaram de sair do cinema.
Devido à quantidade de conteúdo ofertado e à falta de
clareza sobre o que cada um dos provedores de filmes e séries oferece (e seu
modelo de consumo), os consumidores se sentem confusos e não conseguem diferenciar
as ofertas dos diversos players do mercado. Sem o entendimento do tipo de
conteúdo e modelo de pagamento oferecido por cada tipo de serviço, como por
exemplo, 59% dos consumidores tem uma visão errônea e acreditam que é possível
fazer a compra ou aluguel de um filme via Netflix(*).
O brasileiro tem uma visão equivocada sobre a exclusividade dos títulos para
compra e aluguel digital e o tempo para a oferta nos serviços de assinatura
Grandes lançamentos do cinema chegam primeiro e com exclusividade às
plataformas digitais para aluguel e compra e, somente depois, começam a
percorrer outros serviços: primeiramente canais de TV a cabo, seguido de TV
aberta e, por fim, provedores de conteúdo por assinatura (por exemplo Netflix).
O tempo real que estes lançamentos levam entre a oferta nas plataformas
digitais e nesta última etapa (serviços de assinatura) gira em torno de dois
anos. Entretanto, a pesquisa evidenciou que, para muitos consumidores, a
percepção desse período é bem mais curta: em média, de cinco a doze meses à
depender do serviço.
As plataformas
digitais e seu custo-benefício
As plataformas digitais que atuam no Brasil são: os serviços
oferecidos pelas operadoras de TV por assinatura como NOW, Oi Play, SKY Play,
Vivo Play, todas focadas em aluguel; as lojas digitais (Apple TV, Google Play,
Looke, Microsoft Filmes e TV (Xbox), UOL Play, Looke e outras), que praticam
aluguel e venda - dependendo da loja; e os consoles de games como PlayStation
Store e Microsoft via Xbox, que também alugam e vendem. No que diz respeito à
precificação, cada plataforma leva em conta a janela de lançamento e, em alguns
casos, a definição de resolução de imagem do filme, se é standard, HD ou 4K. O
preço de lançamentos regulares no VOD (vídeo sob demanda) é de 14,90 reais para
aluguel e 44,90 reais a compra. Existe ainda uma janela mais curta (premium),
que permite ao consumidor alugar os filmes antecipadamente - por conta disso, o
preço fica na faixa de 18,90 reais. Já os preços de filmes no catálogo destas
plataformas, como filmes clássicos e franquias já lançadas anteriormente, podem
ser encontrados a partir de 4,90 reais, o aluguel.
Período de Aluguel
Outra questão abordada na pesquisa, que é desconhecida pela maioria dos
consumidores (cerca de 81%), é sobre o tempo que o conteúdo permanece
disponível nas plataformas digitais após efetuar a escolha e o aluguel do mesmo(*).
Uma vez iniciada a exibição, as plataformas concedem até 48 horas para ver e
rever com toda a família, dar play quantas vezes quiser e assistir as cenas
favoritas de maneira aleatória, independente se é no conforto da TV da sala de
casa ou no tablet, celular ou computador. Após às 48 horas, o conteúdo some da
lista pessoal e terá que ser alugado novamente para poder ser assistido.
Lançamentos Sony
Os maiores lançamentos da Sony Pictures Home Entertainment deste ano estão
disponíveis exclusivamente nas plataformas digitais para aluguel e compra. São
eles: Jumanji: Próxima Fase (lançado em 1º de abril), Adoráveis
Mulheres (lançado em 8 de abril), Bloodshot (lançado em 10 de
abril), Bad Boys Para Sempre (lançado em 29 de abril), Um Lindo
Dia Na Vizinhança (lançado em 20 de maio) e O Grito (lançado em
3 de junho). O consumidor que ainda não assistiu ou quer rever estes e outros
grandes filmes de bilheteria, a hora é agora. É diversão garantida para todas
as idades.
Entre os lançamentos de julho e agosto para aluguel e compra, destacamos o
terror O Chalé com Riley Keough, Alicia Silverstone e Richard
Armitage; A Princesa Encantada: O Casamento Real uma graciosa
franquia de animação entre princesas e a realeza; o suspense Tudo Pela Arte com
o Donald Sutherland e o astro pop Mick Jagger e, em setembro, a Sony está
lançando GREED - A Indústria da Moda e Beleza Eterna com a
Indicada ao Oscar® Sally Hawkins, também para aluguel e compra nas plataformas
digitais.
Dicionário de Termos
Com a chegada de tecnologias digitais de filmes, surgiram muitos termos novos, que para muitos consumidores ainda podem gerar estranheza. Aqui listamos os termos mais usados no mercado de filmes digitais para quem é louco por filmes e não pode deixar de saber.
Janela – Tempo entre o lançamento do cinema e a estreia do filme digital
Streaming – Serviço que transmite conteúdo (sejam eles filmes, seriados, jogos de futebol e até mesmo música) via internet. Todo serviço on-demand é transmitido usando a tecnologia de streaming, porém nem todo o conteúdo streaming é on-demand
VOD (vídeo on-demand) – Ou vídeo sob demanda. Por meio de sua operadora de TV, sites e aplicativos de lojas digitais ou consoles de videogame, o usuário pode escolher para assistir diferentes tipos de filmes que estejam disponíveis para alugar ou comprar.
PVOD (premium) – Lançamentos de filmes numa janela mais curta do cinema
Plataformas Digitais – 1ª etapa digital de distribuição de conteúdo logo após o cinema
EST (Electronic sell-thru) – Compra de filmes em plataformas digitais.
Filme Digital – Refere-se ao uso de tecnologia desde a produção, a distribuição e a reprodução do filme para o cinema e, consequentemente, para uso doméstico.
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