[OPINIÃO] A Amazon Prime Video deu uma aula de como NÃO fazer um evento para fãs
Mariana Lapeloso, do site Legado +, escreveu um artigo importante sobre o trabalho da Amazon Prime Video em relação aos fãs de The Boys, que reproduzimos aqui, com a devida autorização da autora.
[OPINIÃO] A Amazon Prime Video deu uma aula de como NÃO
fazer um evento para fãs
A Amazon Prime Video deixou os fãs alucinados quando
anunciou que o elenco de The Boys estaria no Brasil. Entretanto, ao criar o
hype e fechar o evento - que deveria ser para fãs -, uma questão surge mais uma
vez: até quando influencers tomarão o lugar dos verdadeiros divulgadores de
filmes e séries?
Nesta semana, os fãs de uma das séries mais populares da
atualidade foram a loucura. Isso porque a Amazon Prime Video anunciou a vinda
do cast de The Boys para o Brasil, prometendo uma verdadeira experiência
incrível para os fãs viverem ao lado de seus artistas favoritos. Porém, com a
chegada deles no país, todo mundo começou a notar que tinha algo de errado.
O critério de seleção confuso dos pouquíssimos fãs, o fato
de não deixarem eles sequer se aproximarem de quem sustenta essa série, a
presença de influencers no lugar de quem realmente vê a trama… Muitas coisas
começaram a se mostrar e provam que a Amazon Prime Video deu
uma aula de como NÃO fazer um “fan event”, como eles mesmos estavam
chamando.
A questão aqui é que: se a ideia é vir promover ainda mais a
série, que diga-se de passagem, já é um verdadeiro sucesso, porque não deixar
os fãs terem essa experiência de fato? Claro, é bem entendível que não dá pra
colocar todo mundo em um lugar e falar “sejam felizes, conheçam seus atores
favoritos“, entretanto, desde que tudo começou não houve um comunicado
transparente e que trouxesse alguma luz para quem tinha a esperança de viver
algo incrível com The Boys.
E não para por aí, já que não é apenas com os fãs que a
injustiça foi cometida. O espaço que deveria ser de veículos de imprensa que
trabalham, falam, mostram esse tipo de conteúdo para quem quer assistir ou
possa se interessar, foi tomado de influencers – que muitos deles nem devem
acompanhar de fato a série.
Muitos canais de comunicação, que fazem seu papel em levar
para o grande público do que se trata a trama, onde assistir, o que esperar e
tantas outras coisas, ficaram de fora. Apenas por não terem números suficientes
que sejam de interesse da Amazon Prime Video. Números. Já que nessa onda
de rede social é a única coisa que parece importar.
A Amazon Prime Video, nessa semana, deu uma aula de como não fazer um evento para fã. Num lugar isolado, sequer deixando os artistas conhecerem seus fãs de verdade, sem que eles coloquem a cara para fora do hotel e sem a chance de entender de fato o carinho brasileiro. Nesse quesito, outras empresas como a Netflix e a Disney simplesmente mostram como se faz de verdade. Um grande exemplo foi em 2018, quando o ator Chris Pratt veio ao Brasil.
O ator atendeu fãs que o esperavam na porta do hotel,
conversou com eles, foi ao Beco do Batman, comeu pastel de feira, experimentou
comidas típicas e muitas outras coisas que chamaram a atenção do público. Até
uma entrevista com a Palmirinha aconteceu, o que deixou todo mundo
ainda mais apaixonado pelo momento de Pratt no país. Isso, atraiu
ainda mais os olhos da galera para Vingadores: Guerra Infinita, filme que
o ator veio divulgar. Além de ter sido uma aula de como tratar os fãs de um
modo tão único.
A Netflix na sua primeira edição do Tudum fez
algo semelhante. Mesmo deixando os atores de Para Todos os Garotos que
Amei, Lana Condor e Noah Centineo, em um hotel mais
afastado, diversos fãs tiveram contato com eles. Além disso, a própria Netflix abriu
um espaço para você pegar os ingressos caso quisesse participar do evento, que
aconteceu no Auditório Ibirapuera. Ou seja, com fãs participando e curtindo o
momento.
Infelizmente, nessa era das redes sociais, quem faz a
divulgação boca-a-boca acontecer fica esquecido. Jogado de lado. De escanteio.
Veículos de imprensa só se você aparentar ter muita relevância, porque mesmo
com um público acessando seu site e lendo seu conteúdo todos os dias, você vai
ficar de fora. Você não tem os números que eles querem. Os fãs também ficam de
fora, sendo representados por uma pequena porcentagem que nem significativa é.
Do que adianta fazer um alarde, dizendo que o evento será
para fã, se o fã não pode entrar? Se ele perde seu lugar para uma pessoa que
tem 40 mil seguidores no Instagram? Amazon Prime Video, que você aprenda
como fazer um evento para fãs de fato e jamais se esqueça que se The Boys chegou
onde chegou, não é apenas pela trama incrível que a série apresenta, mas
também, pelo público que o divulga. Isso foi um desrespeito com quem esperou
muito por esse momento.
The Boys terá seu último episódio exibido na
sexta-feira, dia 8 de julho.
Tags :