In Memoriam – Robert Butler (1927 – 2023)
O homem responsável por dirigir os pilotos de séries que se tornaram clássicas, deixou o cenário cinematográfico aos 95 anos de idade, em Hollywood.
Uma coisa curiosa sobre a história da televisão é que pouco
se fala nos responsáveis por dirigir o episódio piloto de uma série. É por
causa de uma direção segura e objetiva, que séries se transformaram em sucessos
como Batman, Jornada nas Estrelas, A Gata e o Rato, entre outras.
O responsável pela qualificação dessas e de outras produções
importantes da história da TV foi Robert Butler, que faleceu recentemente aos
95 anos de idade.
Batizado como Robert Stanton Butler, ele nasceu em 16 de
novembro de 1927, em um hospital em Hollywood. Frequentou a University High
School, e depois se graduou em Inglês pela UCLA.
Seu primeiro emprego, quis o destino, foi como recepcionista
na sede da Rede CBS, em Hollywood. Aos poucos, ele foi subindo na hierarquia da
Rede, assistente de produção, gerente de palco e assistente de direção nas
antologias dramáticas feitas ao vivo, Climax! e Playhouse 90.
Em 1960, fez três de seus primeiros trabalhos na direção, nas
séries Hennessy, The Many Loves of Dobie Gillis e Happy. Seu estilo de trabalho
nessas séries, abriu a porta para outras produções importantes nos anos 60.
Ele dirigiu vários episódios de séries como Paladino do
Oeste, Bonanza, Os Detetives, O Show de Dick Powell, O Homem do Rifle, Ben Casey,
Dr. Kildare, Os Intocáveis, Alma Torturada, Além da Imaginação (dois episódios
da quinta temporada), até ser chamado por Gene Roddenberry para dirigir dois
episódios de O Tenente, um drama militar que se passava na Academia Militar de
West Point.

Seu próximo desafio, foi dirigir o primeiro episódio piloto
de Jornada nas Estrelas, A Jaula, estrelada por Jeffrey Hunter. Esse piloto foi
reeditado e dividido em duas partes com o título A Coleção, e passaram a
integrar a primeira temporada da série.
Depois disso, a carreira de Butler já estava estabilizada,
garantindo a ele escolher seus próximos projetos e trabalho, sem se transformar
numa prima-dona. Começaram a chama-lo para dirigir os pilotos de várias séries.

Começou com o primeiro episódio de Guerra, Sombra e Água
Fresca, seguido da nova série com Batman. Robert trabalhou nas duas partes do
episódio (Charada é uma Charada/Destruido com um Soco), durante quase um mês. Criativo,
ele usou câmeras portáteis e filmagens no estilo ângulo holandês, para filmar o
covil dos vilões, deixando a imagem ligeiramente inclinada. Ele também faria o
episódio duplo com o Senhor Frio, interpretado por George Sanders (A Malvada).

Até o final dos anos 60, Robert Butler foi diretor de vários
episóidos de sucessos como Os Violentos, Missão: Impossível, Felony Squad, Cimarron,
Têmpera de Aço, Os Invasores, Os Destemidos, Shane – Os Brutos Também Amam, O
Fugitivo, e O Homem de Virgínia.
E tem mais: ele dirigiu dois filmes adolescentes para a
Disney, em 1969: O Computador de Tenis e O Segredo do Castelo, ambos estrelados
por Kurt Russell.

Em 1973, Robert Butler dirigiu a primeira minissérie da
história da TV Americana, O Cavaleiro Azul, produzido pela Lorimar. A minissérie
traz para a telinha uma das únicas participações do veterano ator William
Holden, ganhador do Oscar por Inferno 17 (1954). Ele interpreta um patrulheiro
de Los Angeles, prestes a se aposentar, quando acaba cruzando com um assassinato
fora do comum.
Por seu trabalho em O Cavaleiro Azul, Robert Butler ganhou o
EMMY de Melhor Direção e o EMMY Especial de Melhor Diretor do Ano. Ele também
ganharia o premio do Sindicato dos Diretores por essa minissérie.
Falando em EMMY, Butler ganhou um outro EMMY de Direção pelo
piloto de Chumbo Grosso (Hill Street Blues, 1981). Foi indicado outras vezes,
pelo trabalho que fez nos pilotos de A Gata e o Rato (1985) e Lois and Clark:
As Novas Aventuras do Superman (1984).

Em 1982, ajudou a criar a série Jogo Duplo (Remington
Steele), estrelada pelo futuro James Bond, Pierce Brosnan. Aliás, o estilo da
série acabou dando o tom para outra séria que misturava suspense e comédia, A
Gata e o Rato. Butler também esteve à frente dos pilotos das séries inéditas no
Brasil, Sisters (1991) e The Division (2001).

Essa fama de dirigir pilotos que se transformaram em séries
de sucesso, vem de uma filosofia que Butler tinha. Ele disse numa entrevista
para o livro sobre a série Batman, que quando se dirige um piloto, todo mundo
que está envolvido, está com fome. Todo mundo tem o interesse que tudo dê certo
para que a série emplaque, e todo mundo tenha um novo trabalho pela frente. Ou
seja, todo mundo está focado no trabalho, sem nenhuma distração.
O reconhecimento por esse trabalho único, deu a Robert Butler
o primeiro premio pelo conjunto de seu trabalho, através da DGA – Director’s
Guild Association, o sindicado dos diretores de Hollywood. Em 2001, ele já
havia ganhou da DGA, o prêmio Robert B. Aldrich Achievement em reconhecimento
por suas décadas de serviço ao sindicato.
Robert Butler colocou a dramaturgia da televisão numa perspectiva
nunca antes vista num diretor que apostou sua carreira em séries de TV. Butler
não apenas dirigiu, mas mostrou que um bom diretor, seja de comédias ou dramas,
pode transformar uma simples ideia, num grande programa.
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