CNN Brasil: Um ano de vida e respeitando as vitimas da COVID19
Emissora completa um ano de jornalismo nesta segunda-feira, 15 de março. Em vez de comemorar, canal irá exibir um manifesto em respeito às famílias que sofreram perdas causadas pela pandemia
Há exatamente um ano, no dia 15 de março de 2020, começava oficialmente a história da CNN Brasil. O canal foi ao ar pela primeira vez às 20h de um domingo. O assunto predominante desde a estreia não poderia ser outro: o assustador avanço da Covid-19, doença que havia alcançado o patamar de pandemia global apenas quatro dias antes, em 11 de março, conforme anúncio da Organização Mundial da Saúde (OMS). Daquele dia até hoje, foram mais de 5.500 horas de jornalismo ao vivo na TV, além de milhares de reportagens online e milhões de visualizações dos conteúdos do canal na internet e de interações com o público nas redes sociais.
Apesar de tantos motivos de orgulho pelo trabalho realizado até aqui, a CNN Brasil decidiu não festejar o seu primeiro aniversário. Não haverá festas, nem celebrações. Para a emissora, é uma questão de respeito a todos aqueles que não conseguiram sobreviver a este último ano e às suas famílias, que ainda convivem com a dor. Às 20h desta segunda-feira, a CNN Brasil colocará no ar um manifesto gravado por todo o elenco da emissora, com uma mensagem em solidariedade às vítimas da Covid-19.
“Nossa estreia coincidiu com o início da pandemia. Nesse
tempo, muitas comemorações foram adiadas. De aniversários, de casamentos, de
nascimentos de filhos. O Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais e tantas outras
datas especiais foram vividas de forma diferente. Assim, entendemos que o
momento é de mostrar respeito pelas vítimas da pandemia e continuar fazendo o
nosso trabalho: informar a população de forma imparcial sobre tudo o que vem
ocorrendo”, diz Douglas Tavolaro, CEO e sócio-fundador da CNN.
No manifesto, apresentadores, comentaristas e analistas se
revezam ao longo do vídeo, que traz uma mensagem tocante sobre as dificuldades
da pandemia, mas trata também de esperança. A peça irá ao ar pela primeira vez
no telejornal “Expresso CNN”, apresentado por Monalisa Perrone, e será
reexibida em todos os demais noticiários da emissora.
Balanço do 1º ano da CNN Brasil
Apesar das dificuldades impostas pela pandemia, a CNN Brasil completa seu primeiro ano de atividades com uma lista relevante de objetivos alcançados. Os principais executivos da CNN nos Estados Unidos destacam essas conquistas.
Lançar uma rede de notícias nunca é fácil. Fazer isso
em meio a uma pandemia global e causar esse impacto em um primeiro ano é
extraordinário. Parabéns a todos da CNN Brasil por oferecerem jornalismo de
alta qualidade para o público brasileiro em um momento em que nunca foi tão
essencial para o mundo ter acesso a fatos e informações, diz Jeff Zucker,
CEO Global da CNN.
Logo em seu primeiro ano, a CNN Brasil se estabeleceu
como um competidor-chave no mercado de brasileiro de notícias, por qualquer
métrica que se analise. Além de trazer o padrão CNN de jornalismo para o país,
a equipe liderada por Douglas Tavolaro também inovou em sua abordagem na
produção e distribuição de notícias em plataformas de TV, digitais e de rádio,
afirma Rani Raad, presidente da CNN Worldwide Commercial
De fato, nesses 12 meses, a CNN Brasil se destacou por
oferecer ao público 18 horas diárias de programação exclusiva ao vivo na TV e
consolidou sua programação multiplataforma. Hoje, as notícias produzidas pelo
canal são transmitidas pela TV, pela rádio, pelo site, por aplicativo e pelo
Youtube, e pelas mais diversas plataformas digitais, como redes sociais,
pushes, notificações, newsletters e podcasts. Apenas no último mês de janeiro,
os conteúdos da CNN atingiram mais de 90 milhões de brasileiros.
Outra conquista desse período foram os resultados de
pesquisas de opinião que apontaram a CNN como o canal de notícias mais
imparcial e independente do Brasil, na avaliação do público. Os levantamentos
foram realizados por dois dos maiores institutos do país: o Kantar Ibope Media
e o Real Time Big Data.
Duas importantes unidades de negócios foram inauguradas: a
CNN Rádio, em parceria com a rede Transamérica, que chega a mais de 240
cidades, com público potencial de 59 milhões de pessoas, e a CNN Eventos,
especializada na realização de eventos corporativos e temáticos, com produção
exclusiva de conteúdo.
O projeto comercial da CNN Brasil também se consolidou. Em
janeiro deste ano, a emissora ultrapassou a marca de 200 empresas anunciantes
no canal, um importante reconhecimento do mercado publicitário. Um dos grandes
atrativos é o fato de a CNN ser a emissora com maior percentual de público AB
entre os canais de notícia brasileiros (79% no mercado nacional) e ter a maior
parte de sua audiência sustentada pela faixa etária mais jovem (entre 35 e 49
anos).
No primeiro ano de atividades, o elenco foi reforçado com a
contratação de novos apresentadores, entre os quais figuram alguns dos
jornalistas mais reconhecidos e com maior credibilidade junto ao público
nacional. A emissora também investiu para revelar e consagrar novos talentos do
telejornalismo em sua programação.
Já são quase 7 milhões de seguidores nas redes sociais, com
destaque especial para o Instagram, onde a CNN Brasil alcançou o posto de maior
perfil entre todos os veículos de jornalismo do país, com mais 2,5 milhões de
seguidores. É um feito inédito em um período tão curto.
Entre as 5.500 horas de jornalismo ao vivo na TV,
aproximadamente 4 mil foram dedicadas exclusivamente à cobertura da pandemia da
Covid-19, prestando serviços de utilidade pública aos brasileiros. Nesse
período, a CNN passou mais de 30 mil minutos (mais de 500 horas) na liderança
da audiência do segmento news no mercado nacional de PayTV, de forma isolada ou
em empate com a principal concorrente. Em São Paulo, maior mercado do país,
foram mais de 100.000 minutos (mais de 1.700 horas); e no Rio de Janeiro, quase
70.000 minutos (mais de 1.100 horas) na liderança, isoladamente ou em empate
com a principal concorrente.
A página oficial da CNN Brasil no YouTube já alcança a marca
de mais de 300 milhões de visualizações, com mais de 1,3 milhão de inscritos.
No total, os vídeos da emissora já foram visualizados mais de 570 milhões de
vezes nos ambientes digitais.
O desempenho da empresa neste primeiro ano foi reconhecido
pelo próprio mercado. A CNN Brasil recebeu todos os principais prêmios de mídia
e publicidade do país. Foram 11 prêmios de destaque no primeiro ano, o que
coloca a empresa como a mais premiada do setor de comunicação no último ano. Um
feito inédito para uma emissora em seu ano de estreia.
“Teríamos muitos motivos para comemorar: os prêmios, a
audiência, a relevância conquistada e a imparcialidade reconhecida pelo público
através de importantes pesquisas. Mas decidimos apenas prestar nossa homenagem
a quem sofreu perdas com a Covid-19. Neste momento, o nosso único desejo de
aniversário é o de poder trazer boas notícias ao público, o mais rapidamente
possível”, diz Tavolaro.
Tags :