Jodie Whittaker sai de Dr. Who

Jodie deixa a série como a primeira atriz a assumir o papel de o 13º Senhor do Tempo nessa icônica série que surgiu nos anos 60 e ganhou milhares de fãs no mundo, após sua volta em 2005.

publicado por Gus Archer em 29/07/2021 18:23:00

Após cumprir o contrato padrão de trabalhar em três temporadas da série Doctor Who, a atriz Jodie Foster vai deixar a série no final de 2022, quando o terceiro e ultimo longa metragem feitos após a 13ª temporada que ainda está inédita. Esse acordo já havia sido fechado com a atriz pelo diretor geral da série Chris Chibnall, que também se despede da produção da BBC, criada em 1963 por Sidney Newman.

Depois de assumir o comando da série, Chris Chibnall teve a inovadora decisão de escolher Jodie Whittaker como a primeira Doutora. Ele também incluiu na família Tosin Cole (Ryan), Mandip Gill (Yaz) e Bradley Walsh (Graham), e convidou o elogiado Sacha Dhawan como a última encarnação do The Master, mais Jo Martin como a misteriosa Fugitive Doctor, acrescentando novas personagens, camadas e reviravoltas à mitologia da série.


Episódios como Rosa,  ‘Demons of the Punjab’ e Spyfall entusiasmaram públicos em todo mundo, conquistando elogios da crítica e reconhecimento em premiações, incluindo duas nomeações ao BAFTA na categoria Must See Moment, juntamente com várias indicações nos prêmios  National Television Award, BAFTA Cymru, TV Choice, Screen Nation, Hugo, Saturn e Critics Choice. Sob o comando de Chris, a série recebeu o Visionary Awards TV Show of the Year, o Canadian Rockie Award do BANFF Television Festival para as melhores séries de ficção científica, enquanto Mandip Gill e Vinay Patel foram premiados no Eastern Eye Awards. A temporada de 2020 foi premiada na categoria Best Science Fiction Show pelos leitores do site Radio Times.com, vencendo os competidores The Mandalorian, Lucifer e The Boys, bem como ganhando as categorias Best Moment e Most Incredible Twist no prêmio Digital Spy Reader Awards 2020, pelos episódios ‘Fugitive Of The Judoon’ and ‘Ascension Of The Cybermen’. Em 2019, todo o elenco e a equipe atuais foram premiados com o Doutorado Honorário da Sheffield Hallam University por seu trabalho no programa.          

Curiosamente, a série original nunca chegou ao Brasil, apenas dois episódios lançados em VHS pela VTI Network, Robôs da Destruição, estrelado pelo quarto doutor, interpretado por Tom Baker. Só em 2005, a nova versão da série do Senhor do Tempo chegou ao Brasil pelo canal por assinatura, Pelople+arts, hoje Discovery ID. A série era estrelada por Christopher Eccleston e produzida pela dupla Steven Moffat e Mark Gattis que, anos mais tarde seriam os responsáveis pela série Sherlock, que colocaria o personagem criado no final século 19, diretamente no século 21.

Da série original, Moffat e Gattis seguiram o padrão de substituir de tempos em tempos, o ator principal, que servia também para renovar o teor das histórias. De todos os Doutores que vieram durante a nova versão, apenas Eccleston ficou apenas uma temporada: David Tennant, Matt Smith, Peter Capaldi e Jodie Wittaker ficaram três temporadas mais os longas especiais, que eram produzidos pra dar dicas sobre as novas temporadas ou o novo Doutor. Um detalhe importante é que para fazer essa substituição, o personagem teria que estar mortalmente ferido para acionar sua regeneração.

No papel da Décima Terceira Doutora, Jodie Whittaker subiu a bordo da TARDIS para começar a filmar em 2017. Como a primeira mulher a desempenhar o papel icônico, Jodie entusiasmou o público com sua interpretação do Senhor do Tempo, conquistando os corações dos fãs do Doctor Who em todo o mundo. A representação variada, calorosa, divertida e inspiradora de Jodie não só criou uma novidade na história do Doctor Who. Em 2020, Jodie foi eleita o 2º Doutor Mais Popular de todos os tempos, atrás apenas de seu amigo David Tennant, numa pesquisa com mais de 50.000 fãs da Radio Times.

Chris Chibnall diz: “Jodie e eu fizemos um pacto de três temporada e fora no início desta chance única na vida. Então, agora nosso turno acabou e estamos devolvendo as chaves da TARDIS. O magnífico e icônico Doctor Who interpretado por Jodie superou todas as nossas expectativas. Ela tem sido uma atriz de padrão ouro, assumindo a responsabilidade de ser a primeira Doctor Who com estilo, força, calor, generosidade e humor. Ela capturou a imaginação do público e continua a inspirar adoração em todos, incluindo as pessoas na produção. Não consigo imaginar trabalhar com um Doctor Who mais inspirador - então não vou! Para mim, liderar esta equipe excepcional foi criativo e divertido de forma única e uma das grandes alegrias da minha carreira. Estou muito orgulhoso das pessoas com quem trabalhamos e das histórias que contamos. Terminar nosso tempo no programa com um especial adicional, depois que a pandemia mudou e desafiou nossos planos de produção, é um belo bônus.É ótimo que o clímax da história da Décima Terceira Doutora esteja no centro das comemorações do centenário da BBC. Desejo aos nossos sucessores - quem quer que a BBC e a BBC Studios escolham - tanta diversão quanto já tivemos. Eles vão se divertir!.

 

Jodie Whittaker acrescenta “Em 2017, abri minha gloriosa caixa de presente com sapatos de 13 tamanhos. Eu não poderia ter adivinhado as aventuras, mundos e maravilhas brilhantes que eu iria ver neles. Meu coração está cheio de amor por este show, pelo time que o faz, pelos fãs que assistem e pelo que a série trouxe para minha vida. E não posso agradecer a Chris o suficiente por me confiar suas histórias incríveis. Sabíamos que queríamos pegar essa onda lado a lado e passar o bastão juntos. Então, aqui estamos nós, a semanas de concluir o melhor trabalho que já tive. Acho que nunca serei capaz de expressar o que esse personagem me deu. Vou levar o Doctor e as lições que aprendi para sempre. Eu sei que a mudança pode ser assustadora e nenhum de nós sabe o que acontecerá. É por isso que continuamos procurando. Desejo uma viagem com sorte. O Universo vai te surpreender. Constantemente.

Para Piers Wenger, Diretor da área de dramas da BBC: “Nos últimos quatro anos, Chris e Jodie fizeram história em Doctor Who e seu tempo no programa estará permanentemente marcado em nossas memórias. Dos episódios Rosa Parks a Ascension of the Cybermen, Chris e Jodie deram a Doctor Who alguns de seus momentos mais marcantes e emocionantes até o momento e estamos muito animados para ver o que eles têm reservado para nós na nova temporada. A aventura final de Jodie, para marcar o centenário da BBC em 2022, está programada para ser um especial de Doctor Who memorável. Gostaria de agradecer a ambos por seu incrível trabalho no programa”.

Nesta quinta-feira, a BBC emitiu um comunicado que confirmava os rumores da possível saída de Jodie e Chris. Ela sai no final da 13ª temporada e dos 3 telefilmes programados para a entrada de um novo Dr. Who. Ninguém sabe ainda nada sobre quem irá substituir Jodie, e nem mesmo se a série seguirá com uma personagem feminina ou voltará ao masculino. A série inteira mas os longas especiais estão disponíveis na Globoplay, que ainda não divulgou quando chega a ultima temporada com Jodie.

Tags :

© Copyright BestTV 2024