Soul TV – Interativa e Gratuita
Chega ao Brasil a primeira TV interativa gratuita que está em 150 países e com foco em T-commerce
A SOUL TV é a nova plataforma de TV interativa que chega ao
mercado mundial para trazer entretenimento somado a inúmeras possibilidades de
interação e comércio eletrônico. Disponível em mais de 150 países, a plataforma
possui tecnologia única no mercado, podendo inclusive interagir entre
televisores e celulares, além de promover vendas com mais praticidade.
O publicitário Ricardo Godoy, CEO e head de inovação e
transformação digital, é o responsável pela criação dessa ferramenta. De acordo
com ele, a inspiração para SOUL TV foi a de buscar novas opções para uma TV do
futuro. Eu observei muitas pessoas falando como esse tipo de televisão
seria, mas poucos estavam dispostos a investir tempo, conhecimento e recursos.
Tomei isso como uma jornada até conseguir concluí-la.
A nova “emissora de TGV” está posicionada em quatro pilares:
conceito e narrativa da tv convencional (broadcast) atrelado à lógica digital,
crescimento exponencial do e-commerce para o t-commerce e o conceito de rede
social presente em todas as mídias, esse novo formato de tv gratuita tem por
objetivo a inclusão digital mundial com conteúdo de qualidade de imagem.
Atributos de Social TV
Considerada a primeira social tv do mundo, a SOUL TV oferece
um recurso exclusivo onde usuários poderão conversar entre si por meio de
emoticons. Essa troca de figurinhas torna-se possível com o acesso de e-mails
de usuários cadastrados e a entrega dessas figurinhas aparecem no meio da tela
durante a programação.
Concernente ao comércio eletrônico, a SOUL TV possui um
serviço completo e superior aos já existentes no mercado, sendo uma nova forma
de alavancar consumidores de maneira rápida, prática e 100% segura, inclusive
com a possibilidade de conectar aparelhos celulares com a tv com apenas um
clique, permitindo que empresas disponibilizem um market place completo com
narrativa de storyselling e estratégias de brand e-commerce fomentando a
conversão.
É literalmente uma loja virtual operando 24 horas
dentro da casa do consumidor. Por exemplo: o cliente que possuir uma
determinada quantidade de lojas físicas terá a possibilidade de disponibilizar
cerca de 10 milhões de lojas virtuais que poderão ser acessadas a qualquer
momento na casa do consumidor, exemplifica Godoy.
Oportunidade de negócios
Com a grade de programação ainda em desenvolvimento, Godoy
acrescenta que a plataforma está aberta para a entrada de novos programas e a
oferta poderá ser de canais de tv’s abertas ou a cabo, conteúdo de
influenciadores, produtoras que tenham filmes ou séries e até mesmo pessoas que
possuam projetos engavetados por conta do alto custo de um espaço num canal de
tv convencional.
Ganhar para assistir
Por meio de um sistema de recompensas, a SOUL TV pretende
disponibilizar aos usuários a opção de receberem parte da verba dos anunciantes
ao assistirem conteúdos patrocinados. O valor adquirido será adicionado a uma
carteira virtual a qual poderá ser utilizada para diversas finalidades.
Usuários poderão, por exemplo, dentro da plataforma pay per view e em
lojas físicas credenciadas adquirir produtos e serviços com dinheiro do
conteúdo assistido, comenta Godoy, complementando que essa funcionalidade
ainda está em teste, porém será disponibilizada em breve.
Números
A SOUL TV, que por enquanto opera nas smart tv’s da LG,
porém em breve estará disponível para os aparelhos Samsung e celulares em
geral, está atualmente presente em mais de 150 países. Com conteúdos voltados a
diversos segmentos, atualmente a plataforma disponibiliza 25 canais. O montante
de smarts tv’s conectadas no mundo é de aproximadamente 1 bilhão de unidades.
Especificamente para os aparelhos LG o alcance mundial está perto dos 250
milhões de televisores. Já no Brasil estima-se que o número de smarts tv´s seja
mais de 30 milhões, sendo 90% dessa fatia voltada a aparelhos das marcas LG e
Samsung. Para a marca LG a média de aparelhos conectados é de cerca de 10
milhões.
Tags :