The Handmaid’s Tale

Série baseado no livro O Conto da Aia, mostra um futuro sombrio para as mulheres que podem ter filhos, numa produção de TV considerada uma das melhores do ano.

publicado em 07/08/2017 16:37:00

Considerada pela Associação dos Críticos de Televisão dos EUA, a Melhor Série Dramática lançada na temporada 2016/2017, The Handmaid’s Tale é baseado no livro homônimo de Margareth Atwood, lançado em 1985, e batizado no Brasil pela Rocco, de O Conto da Aia. A série, com dez episódios, também é uma das mais indicadas da noite de entrega do EMMY, e mostra um futuro muito cruel e totalitário para as mulheres.


A história é narrada sob o ponto de vista de Ofred (Elizabeth Moss, de Mad Men). Ela vivia tranquilamente com seu marido e filha, quando o mundo que ela conhecida desabou e a separou da filha. Uma guerra civil dividiu os Estados Unidos, fazendo surgir um estado totalitário chamado Gileade, onde as mulheres não tem direito a nada e tem o dever de servir ao Estado, aos homens que o dirige, e a morte por quem quebrar as regras.

Dividida em castas, Ofred é colocada como serva (hadmaid ou aia), cuja obrigação é gerar mais crianças. A poluição e as doenças sexualmente transmissíveis levaram todo o planeta a uma redução assustadora da taxa de fertilidade no planeta. As servas são uma peça fundamental para essa nova ordem, onde as crianças poderão reconstruir o país sob o domínio de regras mais severas e obstinadas.



Nesse caos emocional, Ofred fará de tudo para não ser subjulgada pela pressão política dessa republica militar, enquanto busca informações que a levem à sua filha. Não será uma tarefa fácil já que não se pode confiar em ninguém, inclusive em suas próprias colegas de servidão. Uma série densa e muito apropriada para os dias de hoje, onde questões sobre liberdade de escolha, família, e livre-pensar então em constante questionamento. Ainda mais, num mundo moderno quaser dominado pelas redes sociais.


The Handmaid’s Tale é uma produção do canal streaming Hulu, que também vem lançando produções originais, como Chance, que está na Fox Premium. Aliás, fica a dica: se trouxeram Chance, estrelada por Hugh Laurie, por que não O Conto da Aia, que tem a fantástica Elizabeth Moss?

A série já foi renovada para uma segunda temporada.