The Handmaid’s Tale
Série baseado no livro O Conto da Aia, mostra um futuro sombrio para as mulheres que podem ter filhos, numa produção de TV considerada uma das melhores do ano.
Considerada pela Associação dos Críticos de Televisão dos EUA, a Melhor Série Dramática lançada na temporada 2016/2017, The Handmaid’s Tale é baseado no livro homônimo de Margareth Atwood, lançado em 1985, e batizado no Brasil pela Rocco, de O Conto da Aia. A série, com dez episódios, também é uma das mais indicadas da noite de entrega do EMMY, e mostra um futuro muito cruel e totalitário para as mulheres.
A história é narrada sob o ponto de vista de Ofred
(Elizabeth Moss, de Mad Men). Ela vivia tranquilamente com seu marido e filha,
quando o mundo que ela conhecida desabou e a separou da filha. Uma guerra civil
dividiu os Estados Unidos, fazendo surgir um estado totalitário chamado
Gileade, onde as mulheres não tem direito a nada e tem o dever de servir ao Estado,
aos homens que o dirige, e a morte por quem quebrar as regras.
Dividida em castas, Ofred é colocada como serva (hadmaid ou aia), cuja obrigação é gerar mais crianças. A poluição e as doenças sexualmente transmissíveis levaram todo o planeta a uma redução assustadora da taxa de fertilidade no planeta. As servas são uma peça fundamental para essa nova ordem, onde as crianças poderão reconstruir o país sob o domínio de regras mais severas e obstinadas.
Nesse caos emocional, Ofred fará de tudo para não ser subjulgada pela pressão política dessa republica militar, enquanto busca informações que a levem à sua filha. Não será uma tarefa fácil já que não se pode confiar em ninguém, inclusive em suas próprias colegas de servidão. Uma série densa e muito apropriada para os dias de hoje, onde questões sobre liberdade de escolha, família, e livre-pensar então em constante questionamento. Ainda mais, num mundo moderno quaser dominado pelas redes sociais.
The Handmaid’s Tale é uma produção do canal streaming Hulu, que também vem lançando produções originais, como Chance, que está na Fox Premium. Aliás, fica a dica: se trouxeram Chance, estrelada por Hugh Laurie, por que não O Conto da Aia, que tem a fantástica Elizabeth Moss?
A série já foi renovada para uma segunda temporada.